
Moçambique em alerta para risco de inundações nos rios Maputo, Limpopo e Zambeze
A Direção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos de Moçambique alertou para o risco iminente de inundações nas margens dos rios Maputo e Limpopo, no sul do país. O mesmo cenário ameaça algumas regiões da zona centro, como Sofala e Tete, devido à subida do caudal do rio Zambeze.
Segundo Isaque Filemone, técnico da Direção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos, a situação é preocupante, uma vez que Moçambique partilha várias bacias hidrográficas com países vizinhos, resultando em um aumento significativo do fluxo de água.
"Ao nível da bacia do Maputo e da bacia do Limpopo, regista-se uma afluência de escoamentos consideráveis. Isso faz com que apresentem elevados volumes de escoamento", explicou Filemone, citado pela RFI.
No centro do país, as províncias banhadas pelo rio Zambeze estão em estado de alerta, principalmente nas regiões de Caia, Marromeu, Chemba e Mutarara, onde os níveis hidrométricos continuam a subir devido às chuvas persistentes.
LEIA TAMBEM: Alemanha concede 17 milhões de euros para o projecto de energias renováveis no Niassa
Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) alertou para chuvas intensas em quase todo o território nacional, o que pode agravar ainda mais o risco de inundações.
As autoridades recomendam que as populações que vivem em zonas ribeirinhas fiquem atentas e tomem medidas preventivas para evitar danos materiais e humanos.
📌 Fonte: MZNews (link da notícia)