
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez declarações explosivas no domingo (25) através da sua rede social, Truth Social, onde afirmou que o Presidente russo, Vladimir Putin, “ficou completamente louco”.
Trump alertou que qualquer tentativa de Moscovo conquistar toda a Ucrânia poderá resultar “na queda da Rússia”.
“Sempre tive muito boas relações com o Presidente russo, Vladimir Putin, mas algo aconteceu com ele. Ficou completamente LOUCO!”, escreveu Trump, em tom alarmista e usando letras maiúsculas, como é habitual em suas publicações.
O líder republicano afirmou ainda que “Putin quer TODA a Ucrânia”, não apenas parte dela, e classificou os recentes ataques aéreos russos como “desnecessariamente letais”.
Segundo a força aérea da Ucrânia, 367 projéteis foram lançados durante a madrugada de domingo, incluindo 69 mísseis e 298 drones, resultando na morte de pelo menos 13 pessoas.
Trump também criticou o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, alegando que o seu discurso “não faz nenhum favor ao seu país” e recomendando que “pare” com a retórica, que segundo ele, “cria problemas”.
As declarações geraram intensos debates sobre a postura de Trump em relação à guerra na Ucrânia e a sua influência contínua na política externa norte-americana.
Fonte: Ango Portal