CTA definem estratégias para transformar o sector avícola moçambicano

CTA e Governo definem estratégias para transformar o sector avícola moçambicano

Retiro técnico consolida prioridades estratégicas para o Plano Director da Avicultura em Moçambique

Decorreu na cidade de Maputo um retiro técnico multissectorial com o propósito de consolidar o Plano Director da Avicultura em Moçambique. 

A iniciativa contou com a participação de representantes da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), do Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas (MAAP), consultores da Evolve e parceiros da iniciativa Emprego Plural.

O encontro teve como foco principal a validação técnica e estratégica das prioridades definidas para o desenvolvimento sustentável do subsector avícola, considerado vital para a segurança alimentar, geração de empregos e industrialização da produção animal no país.

Durante a sessão, o Director Nacional de Pecuária, Rafael Escrivão, apresentou sete eixos estratégicos para a implementação do plano, que incluem o aumento da produção, industrialização com base em evidências, territorialização do plano, definição de indicadores de desempenho, financiamento por resultados, inclusão regional e revisão das políticas de importação.

A CTA, representada por Yacub A. Latif e outros dirigentes do Pelouro do Agronegócio e das Pescas, destacou a importância da sua participação activa desde o início do processo de elaboração do plano. 

Esta colaboração visa garantir que os interesses do sector privado estejam devidamente reflectidos no documento final.

A iniciativa é financiada pela GAIN – Aliança Global para a Nutrição Melhorada, no âmbito do Projecto de Promoção do Consumo de Alimentos de Origem Animal, com apoio do Ministério dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos.

Segundo Yacub Latif, esta é uma “oportunidade para consolidar reformas estruturantes no sector, com base em contribuições multisectoriais e orientadas para resultados”. 

O envolvimento dos consultores da Evolve ajudou a garantir o alinhamento técnico com boas práticas internacionais.


Fonte: CTA

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem