
Trump comovido por jornalista ucraniana promete avaliar envio de mais sistemas Patriot
Durante a cimeira da NATO, em Haia, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, protagonizou um momento comovente ao ser interpelado por uma jornalista ucraniana cujo marido se encontra na linha da frente da guerra.
A repórter, que se identificou como correspondente da BBC News Ucrânia, questionou Trump sobre a possibilidade dos EUA fornecerem mais sistemas de defesa aérea Patriot ao seu país.
Ao saber que o marido da jornalista é soldado e que ela vive atualmente em Varsóvia com os filhos, Trump demonstrou empatia: “É uma situação difícil, certo? E tu és jornalista?”, perguntou, visivelmente tocado.
Em resposta, Trump afirmou que vai considerar a possibilidade de disponibilizar mais sistemas Patriot à Ucrânia, destacando a sua eficácia: “Estávamos a fornecê-los a Israel e são muito eficazes – 100% eficazes. Vamos ver se conseguimos fornecer alguns também à Ucrânia”.
Mais tarde, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky confirmou, através da rede social X, que a Ucrânia está pronta para comprar sistemas de defesa aérea americanos, afirmando que discutiu o assunto com Trump durante a cimeira.
Trump também criticou Vladimir Putin, classificando-o como “desorientado”, e revelou que pretende conversar com o líder russo para discutir um possível caminho para a paz, apesar de reconhecer que a resolução do conflito é “mais complicada” do que esperava.
Fonte: Notícias ao Minuto