
Banco Mundial reclassifica Cabo Verde como país de rendimento médio-alto
O Banco Mundial anunciou, esta segunda-feira (01 de Julho de 2025), a reclassificação de Cabo Verde de país de rendimento médio-baixo para rendimento médio-alto, refletindo avanços significativos na economia cabo-verdiana.
Segundo o comunicado divulgado pela instituição, a decisão baseia-se no aumento de 16,8% do Rendimento Nacional Bruto (RNB) per capita entre 2023 e 2024, impulsionado por um crescimento real de 7,3% em 2024. O setor do turismo foi apontado como o principal motor desse crescimento.
O Banco Mundial destacou ainda que a inflação interna mais baixa e a revisão demográfica — com uma redução de 12,8% da população, de acordo com dados das Nações Unidas — também contribuíram para o aumento do rendimento per capita, elemento determinante para a nova classificação.
Com esta mudança, Cabo Verde junta-se a um grupo mais restrito de países africanos com estatuto de rendimento médio-alto, o que poderá influenciar positivamente o acesso a financiamento internacional e parcerias económicas. (DW)