NORBERTO GARCIAS RESPONDE A ANDRÉ VENTURA "FOI DIOGO CÃO QUE TROUXE A CORRUPÇÃO PARA ANGOLA"








O diretor do Gabinete de Estudos e Análises Estratégicas da Presidência da República, Norberto Garcia, reagiu às recentes declarações do líder português André Ventura, que classificou Angola como um país marcado pela corrupção.

Em resposta, Norberto Garcia afirmou que “quem trouxe a corrupção em Angola chama-se Diogo Cão”, numa referência ao navegador português que chegou à foz do rio Zaire em 1482. Segundo o político angolano, foi com a chegada das primeiras mercadorias e o início das trocas comerciais que se introduziram práticas associadas à corrupção.


“Se André Ventura diz que Angola é um país cheio de corrupção, ninguém nega que exista corrupção. Há corrupção em Angola, assim como há em Portugal. Mas quem a trouxe, em 1482, foi Diogo Cão, quando desembarcou no Zaire com mercadorias, depois de se perder a caminho da Índia”, disse Norberto Garcia.



O dirigente acrescentou ainda que Ventura “não é um bom aluno de História” e que, provavelmente, desconhece esses factos, já que a reflexão partiu de “uma cidadã portuguesa” em debate público.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال