A ExxonMobil Reafirma Compromisso com Exploração de GNL em Cabo Delgado
A multinacional norte-americana ExxonMobil reiterou, recentemente, o seu firme compromisso em prosseguir com o desenvolvimento do projecto de exploração de Gás Natural Liquefeito (GNL) na Área 4 da bacia do Rovuma, localizada na província de Cabo Delgado, Moçambique.
Durante um encontro com o Presidente da República, Daniel Chapo, o novo Presidente da ExxonMobil, Dan Amman, destacou que a reunião abordou não apenas a continuidade do projecto, mas também importantes questões relacionadas ao desenvolvimento comunitário, sublinhando a importância de garantir que a população local beneficie directamente dos investimentos.
O projecto Mozambique Rovuma Venture, liderado pela ExxonMobil, visa explorar os mais de 84 milhões de pés cúbicos de GNL, com a empresa detendo 25% do negócio. A Decisão Final de Investimento (DFI) está prevista para o próximo ano, segundo afirmou Liam Mallon, Presidente cessante da companhia.
Na sua visita a Moçambique, no ano passado, Mallon alertou para a necessidade de acautelar diversas questões fundamentais, nomeadamente o desenvolvimento económico da província e a criação de condições de segurança e estabilidade, para que Cabo Delgado possa tirar pleno proveito do projecto multibilionário.
LEIA TAMBEM: Jovens agridem e Apedrejam mulheres por usarem Camisolas da FRELIMO
“É preciso acautelar questões de desenvolvimento econômico para aquela província e, portanto, a segurança, a estabilidade, o desenvolvimento econômico, para as receitas que estão por vir”, sublinhou Mallon, reforçando o carácter estratégico do empreendimento.
A expectativa em torno deste investimento é alta, com a promessa de transformar não apenas a economia local, mas também o posicionamento de Moçambique no mercado energético global. Os próximos meses serão decisivos para garantir que as condições estejam criadas para o avanço deste projecto de grande escala.