
Washington, 30 de Abril de 2025 — Em uma declaração inusitada, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (29) que gostaria de ser o próximo papa, ao ser questionado sobre quem deveria suceder o líder da Igreja Católica.
“Eu gostaria de ser o papa. Essa seria minha escolha número 1”, disse Trump, em tom de brincadeira. Apesar do comentário, ele ressaltou que não possui um nome de preferência para o cargo.
“Temos um cardeal de um lugar chamado Nova York que é muito bom. Vamos ver o que acontece”, comentou, fazendo referência ao cardeal Timothy Dolan, arcebispo de Nova York, que, apesar da menção, não está entre os favoritos.
Entre os nomes cogitados para o trono de Pedro, aparece o cardeal Joseph Tobin, arcebispo de Newark, em Nova Jersey. Caso fosse eleito, seria o primeiro papa norte-americano da história.
Donald Trump e a primeira-dama, Melania, estiveram recentemente em Roma para participar do funeral do papa Francisco.
Ao longo da última década, Trump e o pontífice divergiram publicamente em temas como imigração, com o papa defendendo acolhimento e o ex-presidente norte-americano promovendo políticas de deportação em massa.
De acordo com o Vaticano, 133 cardeais participarão do conclave nos próximos dias para eleger o novo líder da Igreja Católica. Até o momento, não há um favorito claro para a sucessão.
Fonte: TV Sucesso