
O CEO da TotalEnergies, Patrick Pouyanne, encontrou-se esta sexta-feira (25) com a Presidente da Namíbia, Netumbo Nandi-Ndaitwah, em Windhoek, para discutir o futuro do projecto petrolífero Venus, situado em águas profundas da bacia de Orange.
Durante o encontro, Pouyanne reafirmou o compromisso da gigante francesa em avançar com o desenvolvimento do campo petrolífero, cuja entrada em operação está prevista entre 2029 e 2030.
A expectativa é atingir um pico de produção de 150 mil barris por dia, através de 40 poços submarinos interligados a um navio flutuante de produção, armazenamento e descarga.
Na sua página oficial no Facebook, a Presidente Nandi-Ndaitwah destacou que “os namibianos estão entusiasmados com a descoberta de petróleo no país e têm grandes expectativas em relação à indústria, que deverá beneficiar e impulsionar o crescimento da economia nacional”, sublinhando que a reunião com a TotalEnergies "chegou na altura certa".
Patrick Pouyanne acrescentou que a decisão da TotalEnergies de investir na Namíbia foi influenciada pelo ambiente favorável ao investimento, bem como pelas descobertas offshore promissoras, que colocam o país como um futuro actor de destaque no sector energético africano.
Fonte: Diário Económico