Nampula caminha para meia centena de óbitos por cólera

Nampula (IKWELI) – O número de óbitos por cólera continua a subir na província de Nampula, sendo que até sexta-feira (28.03) da semana passada, contavam-se 45 vítimas mortais da doença de mãos sujas.


Daniel Chapo, Presidente da República (PR), que trabalhou na mais populosa província até ao último sábado comentou que “cólera é uma doença, extremamente infecciosa, a semelhança da COVID-19, espalha-se de uma forma muito rápida (…), estamos com mais de duas mil pessoas infectadas e cerca de 45 óbitos”.

Em Nampula, os distritos de Nampula, Mogovolas, Larde, Angoche e Murrupula são os palcos da doença, que dos 45 óbitos que produziu, apenas 7 é que foram nas unidades sanitárias.

De acordo com o estadista moçambicano, a onda de desinformação sobre a cólera na província, visa muitas vezes desestabilizar as comunidades locais. Dai que insta aos órgãos locais sobre a necessidade de envolver todos estratos sociais para pôr fim a onda de desinformação que tem culminado com a destruição de instituições públicas, bem como ataques aos profissionais de saúde e não só.

“Se nós envolvermos todos estratos sociais, os que trabalham com essas pessoas nas nossas comunidades locais (…) para disseminar que o que está a ser partilhado é uma desinformação e que não é verdade que os profissionais de saúde é que trazem cólera, as pessoas podem acreditar mais. Porque, como sabem, quando um líder religioso e um líder comunitário fala com as próprias comunidades com quem convivem elas podem acreditar neles”.

Entretanto, importa destacar que mesmo com o envolvimento das estruturas locais, os populares continuam a fazer suas vítimas, a título de exemplo é o caso mais recente ocorrido no distrito de Angoche onde foram vandalizadas 6 casas de líderes comunitários, tendo ocasionado na morte de um líder comunitário. (Ângela da Fonseca)


O conteúdo Nampula caminha para meia centena de óbitos por cólera aparece primeiro em Jornal Ikweli.


http://dlvr.it/TJt3cD

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem