Supostos terroristas incendeiam camiões e cobram “portagens” na N14, em Cabo Delgado

Supostos terroristas incendeiam camiões e cobram “portagens” na N14, em Cabo Delgado

Dois camiões foram incendiados entre a noite de sábado (12) e a madrugada de domingo (13), no troço entre Nsanja e Muaja, distrito de Ancuabe, em Cabo Delgado, supostamente por grupos terroristas. 

Os veículos, carregados de alimentos e madeira, foram atacados ao longo da Estrada Nacional N14, que liga Montepuez à capital provincial, Pemba.

Fontes locais relataram que os agressores improvisaram uma “portagem” e começaram a cobrar valores aos condutores desde sábado à tarde, exigindo dinheiro para permitir a passagem. 

Pelo menos oito viaturas foram forçadas a pagar, incluindo um transporte de passageiros, que só prosseguiu viagem após o pagamento de 1.000 meticais.

“A situação esteve tensa, ninguém passava desde as 15 horas de sábado”, contou um morador de Ancuabe. 

A circulação na região só foi retomada com a chegada de militares do Ruanda, que prestam apoio às forças armadas moçambicanas no combate ao terrorismo.

Desde 2017, Cabo Delgado enfrenta uma violenta insurgência armada, com ataques reivindicados por grupos associados ao autoproclamado Estado Islâmico, afetando populações e a estabilidade regional.

Fonte: DW África

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem