Moçambique e Namíbia comprometem-se a reforçar cooperação económica e diplomática

Presidentes de Moçambique e Namíbia reforçam laços históricos e anunciam fórum de negócios para impulsionar cooperação económica bilateral

Presidentes de Moçambique e Namíbia reforçam laços históricos e anunciam fórum de negócios para impulsionar cooperação económica bilateral

Os presidentes de Moçambique e da Namíbia, Daniel Chapo e Ndemupelila Netumbo Nandi-Ndaitwah, reafirmaram esta segunda-feira, em Maputo, o compromisso de intensificar as relações bilaterais, com destaque para a cooperação económica.

A declaração foi feita no âmbito da visita de trabalho da Presidente namibiana a Moçambique, que incluiu reuniões oficiais e um encontro bilateral entre as delegações. O Presidente Chapo enalteceu os laços históricos entre os dois países e destacou que, apesar da excelente relação política, é tempo de reforçar a diplomacia económica.

Nesse sentido, Chapo anunciou a criação de uma comissão económica conjunta e a organização de um fórum de negócios Moçambique-Namíbia para facilitar parcerias entre empresas dos dois países, especialmente em sectores como recursos minerais, energias renováveis, agricultura, turismo, infraestruturas e transportes.

A Presidente Nandi-Ndaitwah descreveu a visita como “histórica” e defendeu uma nova fase de cooperação centrada na independência económica e no fortalecimento da indústria africana, com destaque para o papel do sector privado. Ambos os líderes concordaram que a energia é fundamental para o desenvolvimento e industrialização dos países africanos.

Durante a visita, a líder namibiana conheceu a Central Térmica de Ciclo Combinado, exemplo da aposta moçambicana na exploração de gás natural e produção de energia.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem