
A cidade de Nampula prepara-se para receber, no próximo sábado (10), uma marcha pacífica organizada por cidadãos insatisfeitos com a grave escassez de combustível que se arrasta há mais de um mês.
A falta de gasolina tem paralisado a mobilidade urbana, levando ao aumento do preço do litro para 500 Meticais e obrigando condutores a abandonar os seus veículos.
Segundo o ofício enviado ao presidente do Conselho Municipal, a que o Wamphula Fax teve acesso, os organizadores exigem explicações formais do Governo sobre a origem da crise e as medidas previstas para mitigar o impacto na vida dos munícipes.
A manifestação será liderada pelo activista e analista político Gamito dos Santos Carlos, com concentração marcada para as 8 horas, na Avenida Eduardo Mondlane, e término na Direcção Provincial dos Recursos Minerais e Energia, onde será entregue uma petição.
“Para que não haja impedimentos, comunicamos a V. Ex.ª, no uso dos nossos direitos consagrados no artigo 51 da Constituição da República”, refere o documento submetido à edilidade.
A escassez de combustíveis tem afectado outras regiões do país, mas em Nampula a situação tornou-se insustentável, levando à mobilização popular inédita dos últimos anos.
Fonte: Wamphula Fax