
O Vaticano anunciou oficialmente nesta quarta-feira (08), a escolha do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost como o novo Papa da Igreja Católica, sucedendo o Papa Francisco. Aos 69 anos, Prevost adotará o nome Leão XIV.
Nascido em Chicago, Prevost é reconhecido por sua atuação global. Viveu mais de duas décadas no Peru, onde foi missionário, bispo e se naturalizou cidadão peruano.
Recentemente, exercia uma das funções mais estratégicas do Vaticano: era o responsável pela nomeação e supervisão dos bispos católicos em todo o mundo, cargo para o qual foi indicado por Francisco em 2023.
Ordenado sacerdote em 1982, Prevost tem doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma. Fluente em espanhol e italiano, também liderou a Ordem dos Agostinianos, o que o levou a visitar e apoiar comunidades religiosas em vários continentes.
A escolha de Prevost como Papa Leão XIV simboliza uma continuidade com a visão reformista de Francisco, aliada a uma profunda experiência pastoral e intercultural.