Após paralisação, Conselho Municipal concede prazo para regularização dos transportes públicos na cidade
Na sequência de uma greve que deixou a cidade de Inhambane sem transporte público na sexta-feira passada, o Conselho Municipal concedeu um prazo de uma semana para que os transportadores regularizem a situação legal e mecânica das suas viaturas.
A decisão surge após intensas reclamações por parte dos passageiros e pressões dos operadores, que alegam dificuldades económicas para cumprir os requisitos.
Segundo o vereador dos Transportes, Novais Abubacar, trata-se de uma “trégua” e não de um recuo, e o prazo termina já na próxima segunda-feira.
Após isso, as autoridades prometem retomar a fiscalização de forma rigorosa, penalizando os operadores ilegais e viaturas em más condições.
A medida visa garantir segurança, conforto e dignidade aos passageiros, num contexto em que a qualidade dos transportes urbanos tem sido severamente criticada.
Ainda assim, transportadores dizem que o tempo é insuficiente para enfrentar desafios estruturais do setor, como os elevados custos de manutenção e licenciamento.
Fonte: Jornal O País