
Estádio da Machava entregue para preparativos do jubileu dos 50 anos da Independência
O Estádio da Machava, um dos símbolos da história de Moçambique, foi oficialmente entregue esta segunda-feira, 16 de junho, à Comissão Interministerial de Organização de Grandes Eventos.
A infraestrutura servirá como palco das cerimónias centrais de celebração dos 50 anos da independência nacional, marcadas para o próximo dia 25 de junho.
A entrega decorre a dez dias do jubileu, após uma visita ao recinto por membros dos Conselhos de Serviços Provinciais de Representação do Estado de Maputo Província e Cidade, e do Conselho Executivo da Província de Maputo.
Durante a inspeção, foi assegurado que o estádio se encontra em condições avançadas de reabilitação.
As torres de iluminação estão totalmente operacionais, os sanitários prontos para uso e há garantias de segurança para os participantes do evento.
Um dos pontos que está a receber atenção especial é a zona da pira olímpica, onde será depositada a chama da unidade nacional — símbolo do percurso da chama da independência por todas as províncias do país.
As cerimónias centrais serão dirigidas pelo Presidente da República, Daniel Chapo, que irá presidir os atos comemorativos no mesmo local onde, há cinco décadas, foi proclamada a independência de Moçambique.
🔗 Fonte: O País, publicado a 16 de Junho de 2025.