Inflação nos EUA Acelera Para 3% em Janeiro e Reforça Pressão Para Manutenção dos Juros Pela Fed
A inflação nos Estados Unidos voltou a acelerar em janeiro, atingindo 3% em termos homólogos, acima dos 2,9% registrados em dezembro, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (12) pelo Departamento de Estatística do Trabalho.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,5% no mês, uma décima a mais que em dezembro, superando as previsões dos analistas, que esperavam uma variação de 0,3%.
Os principais fatores para essa alta foram os aumentos nos preços de alojamento (+0,4%), que representaram cerca de 30% da variação total do IPC, e da energia (+1,1%) em relação a dezembro.
Reserva Federal Pode Manter Juros Elevados por Mais Tempo
A inflação subjacente – que exclui os preços voláteis de alimentos e energia – avançou 0,4% no mês e chegou a 3,3% em termos anuais, também acima das projeções dos economistas, que estimavam 0,3% e 3,1%, respectivamente.
Com esses novos números, ganham força os argumentos para que a Reserva Federal (Fed) mantenha as taxas de juros elevadas por mais tempo, adiando cortes na política monetária.
Desde 2022, a Fed tem conduzido uma política agressiva de aumento dos juros para conter a inflação, e os investidores aguardam os próximos passos da entidade para avaliar o impacto sobre os mercados financeiros e a economia global. […] Continua LER mais Conteúdos... [AQU1]BAIXE O NOSSO APLICATIVO DE "JORNAL AO MINUTO" 《AQUI》
The post EUA: Inflação Acelera em Janeiro Para 3% e dá Novos Argumentos à Fed Para Manter Juros appeared first on Diário Económico.http://dlvr.it/THxxlB