
Centro Cultural Franco-Moçambicano celebra 30 anos com uma agenda repleta de eventos
O Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM) está a preparar uma série de eventos para celebrar 30 anos de existência em 2025. A celebração irá destacar a sua contribuição na promoção artística e no diálogo entre Moçambique e os países francófonos.
Em julho, o CCFM completará três décadas de história, uma data que será celebrada também no contexto dos 50 anos da independência de Moçambique. A programação incluirá espetáculos e exposições sobre a história contemporânea do país, além de outras iniciativas culturais.
José Queirós, diretor do CCFM, afirmou que um dos principais objetivos para este ano é dar maior visibilidade aos artistas das províncias do centro e norte de Moçambique, que tradicionalmente têm tido menos participação nas atividades culturais do CCFM.
Para marcar as efemérides, também estão previstas colaborações com artistas dos países africanos de língua portuguesa que conquistaram a independência no mesmo ano de Moçambique.
Inaugurado em 1995 sobre as ruínas do antigo Hotel Clube, o CCFM tem sido um ponto de encontro cultural, promovendo a cultura moçambicana contemporânea e as culturas francófonas.
Fonte: Jornal Notícias