Nampula aprova plano de 100 dias de governação avaliado em mais de 330 milhões de meticais
O Governo provincial de Nampula, no norte de Moçambique, aprovou esta quinta-feira o plano dos primeiros 100 dias de governação, estimado em 336,5 milhões de meticais.
Reunido na sua primeira sessão ordinária, o Conselho Executivo Provincial (CEP) definiu 72 ações prioritárias com impacto direto na melhoria das condições de vida da população. O porta-voz do CEP, William Tunzine, destacou que as áreas econômica e social serão os principais focos da governação neste período.
“Vamos trabalhar na área da agricultura, transporte e comunicações, além da reabilitação de vias de acesso danificadas pelos ciclones. Na área social, daremos atenção especial à educação, saúde e abastecimento de água potável para garantir uma vida digna à população”, afirmou Tunzine, citado pelo portal Ikweli.
O plano também prevê a continuação de projetos financiados com receitas provenientes da exploração mineira e petrolífera, que correspondem a 7,25% das receitas do setor. Em termos concretos, serão contratados 520 professores, construídas 23 salas de aula e concluídas obras em unidades sanitárias cujos orçamentos já foram aprovados e desembolsados.
Com esta iniciativa, o Governo provincial de Nampula busca impulsionar o desenvolvimento da região, garantindo serviços essenciais e infraestrutura para melhorar a qualidade de vida da população.
Fonte: MZNews