
Maputo, 30 de Abril de 2025 – O Presidente da República, Daniel Chapo, reafirmou esta quarta-feira o compromisso de Moçambique com a consolidação das relações diplomáticas com os Estados Unidos da América e a República Popular da China, durante audiências concedidas aos embaixadores Peter Hendrick Vrooman e Wang Hejun, respectivamente, que se despedem após o término dos seus mandatos no país.
Em declarações à imprensa, o embaixador dos EUA, Peter Vrooman, sublinhou o fortalecimento das relações bilaterais, com destaque para investimentos em sectores estratégicos como o gás, saúde, infra-estruturas e programas sociais.
“A cooperação entre os nossos países vai além do sector energético. O PEPFAR, por exemplo, salva milhares de vidas em Moçambique”, destacou.
Vrooman também elogiou o espírito de esperança e resiliência do povo moçambicano, bem como o otimismo do Presidente Chapo: “É como menciona o Hino Nacional, ‘pedra a pedra construindo o novo dia’. Estamos juntos neste esforço.”
O Presidente Chapo recebeu igualmente os cumprimentos de despedida do embaixador da China, Wang Hejun, num gesto que reafirma a continuidade dos laços históricos e estratégicos entre Maputo e Pequim.
Ambos os encontros marcaram o encerramento oficial das missões diplomáticas dos dois representantes, que regressam aos seus países de origem.
Fonte: Jornal O País