
As portas da Capela Sistina fecharam-se oficialmente, dando início ao conclave que irá eleger o novo Papa. Os 133 cardeais eleitores já ocuparam os seus lugares e prestaram juramento de sigilo absoluto sobre tudo o que ocorrer durante o processo. A primeira votação decorre esta tarde e o primeiro fumo é esperado por volta das 18h00.
O Vaticano implementou medidas de segurança rigorosas para garantir o isolamento total dos cardeais: 650 câmaras de videovigilância, bloqueadores de sinal e películas opacas nas janelas transformaram a Capela Sistina num verdadeiro bunker.
Desde as 14h00, as telecomunicações foram cortadas em todo o Vaticano, exceto na Praça de São Pedro, onde milhares de fiéis aguardam ansiosamente por novidades.
Entre os cardeais portugueses presentes estão Manuel Clemente, António Marto, Américo Aguiar e José Tolentino de Mendonça, este último apontado como um dos papabili — candidatos com reais possibilidades de assumir o trono de São Pedro.
Caso nenhum cardeal alcance os 89 votos necessários (dois terços), o processo continuará nos próximos dias com votações diárias até que se alcance consenso.
Fonte: Rádio 679 / Observador / Agência Lusa / El Mundo / El País