
A multinacional Sasol anunciou a injecção de mais de um bilião de dólares em empresas moçambicanas ao longo dos últimos cinco anos, como parte de uma ambiciosa estratégia de conteúdo local que visa impulsionar a inclusão económica, o acesso ao financiamento e a capacitação de pequenas e médias empresas (PMEs) no país.
Segundo Hassan Dassat, Director de Conteúdo Local da Sasol Moçambique, os investimentos foram aplicados no âmbito dos projectos PSA, PPA e da campanha de perfuração MERIC.
No Projecto de Produção Partilhada (PSA), 85% dos contratos foram atribuídos a empresas registadas em Moçambique, superando as metas iniciais.
A Sasol também reforçou a actuação de fornecedores em zonas como a província de Inhambane, onde os valores contratados cresceram quase 500%, de 2,2 milhões para 13 milhões de dólares.
Na campanha MERIC, dos 690 milhões de dólares mobilizados, 100 milhões foram atribuídos a empresas moçambicanas.
![]() |
Hassan Dassat, Director de Conteúdo Local da Sasol Moçambique/ Foto: Econômico |
Com uma abordagem centrada em dados, parcerias e impacto regional, a empresa já formalizou 72 contratos com 46 fornecedores nacionais, gerando cerca de 400 empregos diretos nas províncias de Maputo e Inhambane.
Para apoiar o crescimento das PMEs, a Sasol lançou um fundo em parceria com o BCI, com um montante inicial de 2 milhões de dólares, oferecido a uma taxa bonificada de 12,3%.
Além disso, 180 empresas foram capacitadas com formação técnica e gestão operacional ajustadas à realidade da indústria energética.
“O conteúdo local não é apenas uma exigência legal, é uma ferramenta de transformação económica e redistribuição de oportunidades reais nas comunidades onde operamos”, afirmou Hassan Dassat.
Fonte: O Económico