
Funcionária de Recursos Humanos detida por vender vagas no Estado em Nampula
Nampula – Uma funcionária do Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia foi detida pelo Gabinete Provincial de Combate à Corrupção (GPCC-NPL), suspeita de liderar um esquema de venda de vagas no Aparelho do Estado.
A detenção, que ocorreu fora de flagrante no dia 20 de Junho, é resultado de uma investigação que apurou práticas de corrupção entre 2021 e 2023.
De acordo com o GPCC, a suspeita exigia entre 40.000 e 70.000 meticais de candidatos vulneráveis, prometendo facilitar a sua entrada no sector da Educação através de vagas por substituição. Os valores obtidos ilicitamente totalizam 475.000 meticais.
O esquema contava com a colaboração de uma professora da Escola Secundária 22 de Agosto, também implicada no caso.
“Estamos perante actos que violam gravemente os princípios da Administração Pública, explorando a necessidade e fragilidade de pessoas que apenas procuram uma oportunidade de trabalho”, lê-se no comunicado oficial.
As autoridades apelam à população para denunciar casos de corrupção, sublinhando que combater estes actos é essencial para garantir justiça e integridade nos processos de recrutamento no Estado.
📌 Fonte: Jornal Rigor