Investimento Direto Estrangeiro em Moçambique cresce 44,7% no terceiro trimestre

Moçambique registou um aumento de 44,7% no fluxo de Investimento Direto Estrangeiro (IDE) no terceiro trimestre de 2024, totalizando 2,7 mil milhões de dólares em comparação com o mesmo período de 2023.

Segundo o Boletim Trimestral da Balança de Pagamentos (BoP), divulgado pelo Banco de Moçambique (BdM) na última sexta-feira (21) e acessado pelo MZNews, esse crescimento foi impulsionado pelo aumento dos investimentos na indústria extrativa, principalmente nos Grandes Projetos (GP), que tiveram um acréscimo de 40,9%.

O setor extrativo manteve-se como o maior receptor de investimentos, com 2,4 mil milhões de dólares. Dentro desse montante, 1,7 mil milhões de dólares (75,4%) foram absorvidos pelo setor de petróleo e gás, que registou um aumento anual de 58,6%. O subsector de extração de carvão mineral também cresceu 11,2%, atingindo 545,3 milhões de dólares, representando 22,3% do total.

Outros setores também contribuíram para o crescimento do IDE, como a indústria transformadora, que recebeu 93,9 milhões de dólares (3,4% do total), e a produção e distribuição de eletricidade, gás e água, com 86,3 milhões de dólares (3,1%).

O relatório do BdM aponta que a principal forma de realização do IDE em Moçambique foi através do aumento de suprimentos e créditos comerciais, resultando num incremento de 39,7% nos investimentos sob a categoria de “Outro Capital”, totalizando 2,4 mil milhões de dólares.

Entre os principais investidores em Moçambique destacam-se a África do Sul (778 milhões de dólares), Maurícias (735,5 milhões) e Países Baixos (725 milhões). A Itália também figura como um dos principais países de origem do IDE, com um montante de 304,1 milhões de dólares.

(Foto DR)

Fonte: MZNews

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem