
Moçambique foi distinguido esta segunda-feira como Campeão na Luta Contra a Malária, em reconhecimento pelos progressos substanciais na prevenção e controlo da doença. A cerimónia de entrega decorreu à margem da 78ª Assembleia Mundial da Saúde, organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em Genebra, Suíça.
O Ministro da Saúde, Hussen Isse, recebeu a distinção em nome do país, que tem intensificado nos últimos anos diversas estratégias para reduzir o impacto da malária.
Entre as medidas destacam-se as campanhas de pulverização intra-domiciliária, distribuição de redes mosquiteiras tratadas com inseticida, melhoria dos serviços de diagnóstico e tratamento, bem como um sistema mais robusto de vigilância epidemiológica.
Um dos marcos recentes mais elogiados pela comunidade internacional é a introdução faseada da vacinação contra a malária em grupos populacionais mais vulneráveis, iniciativa que fortalece o plano nacional de combate vectorial.
O prémio consolida a imagem de Moçambique como um dos líderes africanos no enfrentamento de doenças tropicais, servindo de exemplo para outros países com desafios semelhantes na área da saúde pública.