
Putin decide não integrar delegação russa em negociações na Turquia
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não participará diretamente das negociações entre Rússia e Ucrânia marcadas para esta quinta-feira (16) em Istambul.
A informação foi confirmada por meio de uma nota oficial do Kremlin, encerrando dias de especulação sobre a presença do líder russo.
Putin designou uma delegação de altos funcionários para representá-lo nas conversações. O grupo será liderado por Vladimir Medinsky, assessor presidencial e veterano das negociações de paz de 2022, também realizadas na Turquia.
Com ele estarão Mikhail Galuzin (vice-ministro dos Negócios Estrangeiros), Alexandre Fomin (vice-ministro da Defesa) e Igor Kostyukov (chefe da inteligência militar).
A delegação contará ainda com um grupo técnico e diplomático, incluindo especialistas dos ministérios da Defesa e dos Negócios Estrangeiros, além da Direção Presidencial para a Política Humanitária do Estado.
A ausência de Putin ocorre após reiterados apelos do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, que afirmou que sua disposição em negociar dependeria da participação direta do homólogo russo.
Zelensky, no entanto, afirmou estar preparado para “qualquer tipo de negociação” que possa pôr fim à guerra iniciada em fevereiro de 2022.
Também é incerta a presença de Zelensky no encontro. O formato da reunião permanece indefinido, embora o ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros, Andrii Sybiga, já esteja em solo turco.
A possibilidade de uma participação do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, também surgiu — ele afirmou que viajaria à Turquia caso Putin decidisse comparecer.
As discussões em Istambul são vistas como uma tentativa de reativar um canal diplomático direto entre as partes em guerra após três anos de impasse.
Fonte: Notícias ao Minuto